Notícia

Encaminhar esta notícia Imprimir esta notícia Aumentar fonte Diminuir fonte

Celso Ávila homenageia o guarda municipal Marcelo Vieira com título de Cidadão Barbarense

17/05/2017

O vereador Celso Ávila (PV), por meio de Projeto de Decreto-legislativo protocolado hoje (17), propõe a concessão do Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao guarda municipal Marcelo Vieira do Nascimento. Esse título é concedido anualmente pela Câmara Municipal aos munícipes que, mesmo não tendo nascido em Santa Bárbara d’Oeste, tenham contribuído para o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas: econômica, política, social ou cultural. Junto à propositura, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado.

Marcelo Vieira do Nascimento, o guarda “Vieira” como é conhecido em Santa Bárbara d´Oeste, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas vive em Santa Bárbara d’Oeste há mais de 20 anos. De infância simples e criado em comunidades do Rio de Janeiro, desde cedo aprendeu a lidar com a discriminação da sociedade, o que não o impediu de trilhar caminhos bem diferentes daqueles que se espera de quem nasce e cresce em locais onde as políticas públicas não existem.

Aos 20 anos formou-se pelo Serviço Militar na cidade Rio de Janeiro, mudou - se para Santa Bárbara d´Oeste, onde iniciou seus estudos em Filosofia, Psicopedagogia pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e Pós-graduação em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto CEFAS (Centro de Formação e Assistência à Saúde) também na cidade de Piracicaba. Em 1997 passou a integrar a Guarda Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e há mais de três anos faz parte do Projeto de Cidadania FAPE - (Família, Amor, Paz e Esperança) - Quem ama Educa”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é proporcionar a discussão de assuntos referentes ao cotidiano familiar e escolar dos alunos, servindo como complemento de ações de cidadania já ministradas nas escolas.            

O guarda Vieira também desenvolve trabalhos junto à Secretaria de Promoção Social com moradores em situação de rua, além de ser membro ativo nos Conselhos de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste, da Assistência Social e do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas. Ele já foi homenageado pelo vereador Celso Ávila em outra ocasião, quando recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares.

“Pela dedicação, formação, preparação acadêmica, por ser barbarense de coração, pelas ações e trabalhos relevantes junto à comunidade de Santa Bárbara d´Oeste, e por ter escolhido a terras de Dona Margarida há 29 anos para viver e trabalhar, é que o indicamos hoje para a Medalha”, afirmou Celso.

 

Celso Ávila já homenageou o guarda Vieira em outras ocasiões


Publicada por em 17/05/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email